CENTRO ACADÊMICO DE FÍSICA
CAFÍS - Centro Acadêmico de Física
O Centro Acadêmico de Física (CAFÍS) é a entidade estudantil que representa os discentes da graduação e pós-graduação em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Dentre as mais diversas responsabilidades do CaFís, podemos citar: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, congressos, simpósios, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.
O CAFÍS é formado a partir da associação de discentes do curso de física da UFPA funcionando também como elo entre os discentes e a Coordenação e Direção da Universidade e da Faculdade. As chapas, constituídas por essa associação de discentes, possuem um mandato com durabilidade de um ano, podendo ser estendido para dois em caso de reeleição. Informações mais gerais de como funciona a administração do Centro Acadêmico podem ser encontradas no estatuto da nossa entidade.
Em 2017-2018, período de gestão da chapa Em Frente - CaFís, alcançamos um marco histórico na historiografia do Centro Acadêmico: realizamos a fundação propriamente dita da nossa entidade. Cabe ressaltar aqui que o CaFís já existia antes da fundação e operava normalmente, o diferencial agora é que com a fundação o CaFís torna-se uma associação jurídica, com direito a CNPJ e, consequentemente, conta bancária, além de ser o primeiro Centro Acadêmico do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) a realizar esse feito. Para saber a história e importância de cada gestão, basta consultar o nosso mural histórico ainda em construção.
Em face do exposto, a existência e organização do Centro Acadêmico de Física, com respaldo político junto aos estudantes, professores e técnico-administrativos, permite a melhoria da qualidade do curso e maior interação entre os discentes e discentes. Além de promover debates e realizar atividades cruciais para o amadurecimento do discente.